Procedimentos

Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

Toxina botulínica: O tratamento não cirúrgico mais procurado nos consultórios de todo mundo

A toxina botulínica, é uma composição cosmética aplicada com um procedimento minimamente invasivo, ou seja, não envolve anestesia e nem internação por não ser cirúrgico. A aplicação da substância tem ação temporária para reduzir linhas de expressão, rugas na testa e também os “pés de galinha” que se formam na região dos olhos. É uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. De acordo com um estudo realizado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), a aplicação de toxina botulínica é o procedimento mais popular do mundo.

Razões para fazer o tratamento

A medicina evolui e as pessoas estão vivendo cada vez com mais energia e disposição. O envelhecimento é um processo natural, porém com o passar dos anos a expressão vai se mostrando cansada, e as rugas, além de marcarem a pele sensível do rosto, podem dar a impressão de que você está irritado, quando na verdade não está. Isso é resultado dos movimentos musculares que fazem você sorrir, franzir a testa, apertar os olhos. Até a mastigação tem papel nisso e as marcas e rugas provocadas por esses movimentos influenciam diretamente em sua expressão, eventualmente, levando aos sinais mais comuns de envelhecimento, que são as rugas.

A toxina botulínica do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, derivadas a partir de uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas. A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos cosméticos da pele tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar, ainda mais, os resultados. Esta combinação de terapias pode, ainda, ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas.

Entenda como ela age em seus músculos:

Embora parece um procedimento simples, por se tratar apenas da aplicação de uma pequena quantidade com algumas agulhadas, na verdade, é uma técnica científica e que somente um profissional da saúde, capacitado para esta função, deve realizar.

Há 43 músculos na face e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Escolhendo, cuidadosamente, esses músculos, o médico enfraquece somente os músculos produtores de rugas, preservando as expressões faciais do paciente.

A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva menos de 15 minutos. O número de injeções que você precisará irá depender de vários fatores, incluindo as suas características faciais e a extensão de suas rugas. Pés de galinha, por exemplo, exigem geralmente 2-3 injeções. Sulcos acima da sobrancelha podem precisar de cinco ou mais injeções. Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para apresentar o efeito completo.

Resultados

O resultado do tratamento tem efeito por até seis meses, depende do metabolismo de cada paciente, da dosagem e da área de aplicação da substância. Após passado este prazo o músculo da região recupera a capacidade de contração e pode ser realizada uma nova aplicação.

A toxina botulínica é um procedimento utilizado para diminuição de rugas, mas não é o tratamento indicado para, por exemplo, reparar danos causados pelo sol. A espessura da sua pele, o tipo e o grau de enrugamento desempenham papel importante na determinação da eficácia da toxina botulínica, por isso é um procedimento que deve ser realizado por um cirurgião plástico qualificado, ele saberá avaliar o tratamento para você.

Fonte

Voltar


Agende sua consulta

*Não atendemos por convênios.

Please leave this field empty.


Assine a newsletter

Please leave this field empty.