Artigos

Como é a recuperação da mamoplastia de aumento

15 de julho de 2016

Uma pergunta frequente das mulheres que desejam aumentar o tamanho das mamas é sobre como é a recuperação da mamoplastia de aumento. A colocação de prótese de silicone é uma das cirurgias mais realizadas no país. A principal motivação das mulheres para fazê-la é a conquista de mamas maiores, melhor posicionadas e simétricas, no caso das que apresentam flacidez e assimetria.

Sim, tudo isso é possível de corrigir com a cirurgia para aumento das mamas, desde que se tenha disposição para enfrentar o período pós-operatório, que pode requerer até 12 meses de cuidados para que a recuperação seja completa. Por isso, é muito importante que a mulher opte em fazer a cirurgia por satisfação pessoal e não para agradar a outra pessoa.

Cuidados pós-operatórios imediatos na recuperação da mamoplastia de aumento

O tempo médio para o cirurgião plástico realizar o procedimento varia de 45 a 90 minutos. Esse é o período necessário para o médico realizar o corte, implantar a prótese de silicone e fechar a incisão. O que determina a permanência no hospital é o tipo de anestesia utilizada. Geralmente é preciso permanecer seis horas internada quando a anestesia é local, com sedação, e até 24 horas caso a anestesia dada seja a geral.

Logo após a cirurgia é colocado um curativo impermeável e o sutiã pós-operatório. Não há necessidade de uso de drenos, nem de retirar os pontos, pois os mesmos são realizados internamente e absorvíveis pelo organismo. As consultas para acompanhamento da evolução após a cirurgia são semanais no primeiro mês.

É essencial comparecer às consultas com o cirurgião plástico depois da colocação das próteses. Elas são uma prevenção ao surgimento de possíveis complicações, importantes para a manutenção da saúde e a garantia de que todos os cuidados estão sendo seguidos da forma correta para a obtenção dos melhores resultados.

O tipo do sutiã muda por um tempo

Há restrições quanto a realização de algumas atividades rotineiras. Por exemplo, é preciso até dormir com o sutiã pós-cirúrgico, peça chave da recuperação da mamoplastia de aumento, própria para ser usada depois da cirurgia. Não possui aros metálicos, nem costura. Serve para garantir que a prótese vai permanecer bem posicionada e ajudar a manter a elasticidade e sustentação da pele após o procedimento. Deve ser usado por, pelo menos, 30 dias e só pode ser retirado na hora do banho.

Aliás, nos primeiros dias após a cirurgia a mulher com as mamas recém operadas precisa de ajuda para tomar banho porque o movimento dos braços fica limitado por um tempo. Não é recomendado erguê-los além da linha dos ombros, nem fazer força com eles por cerca de um mês.

A recuperação das cicatrizes pós-operatórias pode ser acelerada se, neste período, a mulher também cuidar da alimentação e evitar comer produtos gordurosos e industrializados que podem interferir na regeneração da pele.

Pode ocorrer inchaço, em função da cirurgia e dos medicamentos utilizados. O sintoma desaparece sozinho no decorrer do tempo, mas em alguns casos o cirurgião plástico pode indicar sessões de drenagem linfática.
Depois de duas a três semanas já é possível dirigir. A prática de exercícios físicos só é permitida após 30 dias. Usar blusas e pijamas com abertura frontal facilita a troca de roupa. E quem gosta de dormir de bruços vai ter de se acostumar a dormir de barriga para cima. Leva de três a seis meses para sumir todo o inchaço e o resultado final aparecer efetivamente.

Voltar


Agende sua consulta

*Não atendemos por convênios.

Please leave this field empty.


Assine a newsletter

Please leave this field empty.